Enfermeira dá lindo exemplo na luta contra o câncer: "Ele não pode controlar nossas vidas"

“O câncer não pode tomar o controle das nossas vidas”. É nisso que acredita a enfermeira Viviane Bileski, de 40 anos, que está no auge de sua luta contra a doença. Apesar das dificuldades do tratamento, ela acredita que o pensamento positivo e a esperança são a chave para passar pelos momentos mais delicados e dá um lindo exemplo para quem também enfrenta essa batalha.

A história de Viviane começou a ganhar repercussão após um post em seu perfil no Facebook em que falava sobre não desistir de todas as formas de tratamento. No texto publicado, ela contava que um médico negou ser capaz de curá-la. Mas ela não aceitou a negativa e procurou outro profissional, que lhe deu alternativas e esperança.

“Eu, como profissional da saúde, vi os médicos desacreditarem de muitas pessoas na UTI e, de repente, como um milagre, eles melhoravam”, conta.

Como descobri o câncer de ovário

Viviane descobriu ter câncer de ovário em outubro de 2016. Ela sentia fortes dores abdominais e passou por diversos médicos, que não descobriam o que ela tinha. Após um ultrassom, ela teve a notícia de que teria um endometrioma – que é um tipo de cisto benigno no ovário.

A recomendação foi uma cirurgia para retirada do útero. Ao retirá-lo, os médicos avaliaram o órgão e constataram que o problema poderia não ser exatamente esse. Após uma biópsia, veio a notícia do câncer, que já estava em estágio avançado.

Foram dias difíceis após a descoberta. A enfermeira passou por cirurgia, quimioterapia (e todos os seus efeitos), perda dos cabelos, e chegou a entrar em estágio de remissão (quando o câncer está estabilizado e o paciente é considerado “curado”). Porém, a doença voltou e agora ela se prepara para um novo procedimento cirúrgico.

Mesmo assim, ela não se deixa vencer. “Eu quero tentar. É a minha vida! Eu quero viver!”.

Blog e projeto para ajudar pacientes

Durante o tratamento, Viviane teve uma ideia para ajudar outros pacientes com câncer. Ela criou o blog Vencendo o Câncer de Ovário, onde passou a compartilhar seu dia a dia após consultas, exames e sessões de quimioterapia.

“Desde que fui diagnosticada com câncer de ovário tenho vivido conflitos internos, onde tive que aprender que a melhor opção é conhecer o inimigo com o qual estou lutando e assim enfrentar o fantasma da doença para seguir em frente”, dizia o primeiro texto publicado na página.

Outra ideia foi sugerir a criação de uma Unidade de Tratamento Oncológico para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), para que os pacientes possam investigar um possível câncer desde a primeira procura por um médico. “Minha ideia é ajudar a acelerar o diagnóstico e o tratamento e oferecer apoio psicológico para as pessoas que têm câncer”.

O projeto foi enviado à prefeitura de Praia Grande (SP), onde Viviane mora, e a enfermeira espera ansiosamente para concretizar esse sonho.

Ajudar o próximo foi a maneira que ela encontrou de não perder as esperanças.

“Eu decidi viver, decidi lutar e enfrentar a doença de cabeça erguida. Todos os dias eu acordo e falo para mim: hoje é um bom dia para vencer, então vamos vencer!”, finalizou Viviane.

 

Share and Enjoy !

0Shares
0 0